UM POUCO SOBRE NÓS

​ A Orquestra Jovem Santa Rosa tem como objetivo oferecer o desenvolvimento musical em conjunto entre cantores e instrumentistas do município de Santa Rosa, aproximando-os da prática erudita e popular, através de estudo de repertório nos mais diversos gêneros e períodos musicais como: barroco, clássico, romântico, impressionista e contemporâneo!
​
O projeto surgiu em 2005 e atualmente é organizado e mantido pela organização da sociedade civil Associação Mantenedora do Coral e Orquestra Jovem Santa Rosa, que mantém convênio de fomento com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura, e recebe o apoio da Unijuí, Câmara Municipal de Vereadores de Santa Rosa e Escola de Música Recital.

2017 - Prêmio Líderes e Vencedores
Atendendo aproximadamente cerca de 200 alunos, entre cantores e instrumentistas, a Orquestra Jovem Santa Rosa possuí núcleos de musicalização através da Flauta Doce, nas escolas da rede municipal pública como: EMEF Santa Rita, EMEF Santa Rosa de Lima, EMEF Nossa Senhora da Glória, EMEF Marquês do Herval e EMEF Paul Harris, atendendo nestes núcleos crianças a partir de 08 anos.
​
O Projeto tem aberto portas para diversos alunos ingressarem acadêmica e profissionalmente no meio Musical. Muitos que passaram pelo projeto entraram em universidades e hoje atuam profissionalmente no mercado. Temos orgulho de citar alguns nomes como: Renan Reckziegel, atualmente músico na Orquesta Filarmônica de Asunción – Paraguai; Christian Munawek, violoncelista na Orquestra Sinfônica do Estado do Espirito Santo; Bruno Esperon, atualmente é músico na OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre); Leonardo Menin e Guilherme Glienke, atuam na Orquestra Sinfônica de Santa Maria; Aline Hartwig – é musicista na Orquestra de Cordas da Universidade Federal de Pelotas;

2017 - Prêmio Líderes e Vencedores
Em 2015 quando completou 10 anos, o projeto recebeu uma “Menção Honrosa” da Câmara de vereadores, e no ano de 2017 recebeu da Federasul e Assembléia Legislativa o Prêmio Líderes & Vencedores na categoria expressão cultural do Estado do Rio Grande do Sul.
​
A equipe que compõe o Projeto atualmente funciona com os membros da diretoria da associação, representados pelo atual presidente Afonso Knorst, e o grupo de professores contratados através do convênio com a Prefeitura Municipal: Maestro Alessandro Munawek (Regente, Diretor artístico, professor de viola, contrabaixo e arcos avançados); Bethânia Spohr (Professora de Piano e Violino Iniciante e intermediário); Fernando Veiga (Professor de Violoncelo); Vitor Brelaz (Professor de sopros e percussão) e Alissa Baumgratz (Professora de Flauta doce e Canto Coral Infantil nas EMEF).

2017 - Banner de Lançamento da Asssociação Mantenedora
Vinícios Kunzler, formou-se bacharel em Violino e atualmente é professor na escola de música Recital; Brenda Schafer, atualmente fazendo bacharel em violino na UFRGS; Valesca da Rosa, que abriu a própria escola de música no município de Novo Machado; Vagner Adam, que no ano de 2022 foi aprovado na seleção de uma das mais conceituadas academias de música do mundo – Royal College of Music – em Londres.
A Orquestra oferece aulas de Violino, Viola de Orquestra, Contrabaixo acústico, Violoncelo, Piano e Teclado, Clarinete, Flauta Transversa, Percussão, Trompete, Trombone e Canto Coral. As aulas acontecem toda semana no Campus Unijuí – Santa Rosa.

2023 - Concerto de Aniversário de Santa Rosa - Centro Cívico



